Perguntas Frequentes

Sempre existe aquela dúvida sobre como é correr de kart, como funciona um campeonato e outras questões. Selecionamos aqui as perguntas mais frequentes sobre o esporte e nosso torneio. Veja se sua dúvida está respondida aqui em baixo!

Nunca corri de kart mas quero participar do campeonato. Posso participar mesmo assim?

Muitos se perguntam: como correr de kart? O ideal é que o piloto que deseja se inscrever tenha alguma noção de como pilotar um kart, mas mesmo que você não "manje dos paranauê" nosso grupo é inclusivo o bastante para receber um novo participante que conhece pouco ou mesmo nada de como se pilota um kart. Aqui a gente te ensina o caminho das pedras! Mas lembre-se: o kartismo é um esporte radical que envolve riscos de acidentes.

Posso me inscrever no campeonato mesmo ele já tendo começado?
Sim. Você pode começar a pilotar à partir de qualquer etapa, porém as chances de você ser o campeão ficam menores. 

As corridas do campeonato acontecem em qual dia da semana?

As corridas de nosso campeonato acontecem prioritariamente aos domingos, no período da manhã para as etapas em kartódromos e no período da tarde nas etapas em pistas indoor.

As etapas acontecem de quanto em quanto tempo?

As etapas são mensais e procuramos manter um intervalo mínimo de 25 dias entre as etapas, mas isso depende também da agenda dos kartódromos onde realizamos nosso campeonato.

Para correr de kart eu preciso ter carteira de motorista?

Não é necessário ter a CNH, mas sempre é bom ter alguma noção de direção. Se você sabe onde fica a direita e a esquerda, já ta no caminho certo! rsrs

Mulheres podem participar do campeonato?

Sim, com certeza. Todos são bem vindos ao nosso grupo de pilotos amadores. Não fazemos distinção de gênero em nosso time.

Eu preciso ter meu próprio kart para participar do campeonato?

Nosso campeonato é feito com karts alugados das pistas onde realizamos as etapas. Os valores da locação são pagos na hora, direto para o kartódromo.

Se eu pago pra correr com kart alugado, por que eu tenho que pagar a inscrição do campeonato?

Em nosso campeonato todos os pilotos recebem camisas do grupo e em cada etapa são distribuídas medalhas para os 3 primeiros colocados de cada bateria. O valor da inscrição, além de pagar os custos de confecção das camisas e das medalhas, também cobre o custo de manutenção deste site, custo dos troféus e dos prêmios distribuídos para os campeões do torneio.

Qual a potencia dos karts que são usados no campeonato?
São usados os karts de 13hp nos kartódromos e nas pistas indoor são usados os karts de 6,5hp e 9hp. Para referência de potência, 1hp = 1,01 cavalos.

Qual a velocidade que estes karts podem alcançar?
Em teoria os karts de 13hp podem chegar a 95km/h, os de 9hp podem chegar a 75km/h e os de 6,5hp podem alcançar 65km/h. Essas velocidades variam de acordo com o peso do piloto, caracteristica da pista e condição mecanica. 

Mesmo com chuva as corridas são realizadas?
Sim, com certeza! As corridas na chuva mudam completamente a forma de pilotagem e isso é mais um desafio para o campeonato... além de boas chances de se descobrir um "rei da chuva" do grupo!

Se no meio do campeonato eu desistir de correr, vou ter o reembolso da inscrição?

Não. O valor pago não será devolvido ao piloto em nenhuma hipótese.

Quando preencho e envio o formulário de inscrição, eu já estou participando do grupo?

A participação de um  piloto só é confirmada após o pagamento da inscrição (primeira parcela ou valor integral) e o recebimento do e-mail de confirmação​ por parte da organização do grupo. Depois disso, pode correr pra galera e tirar onda de piloto de kart! rsrs

Quais os kartódromos que são usados nos torneios?

Em 2017 vamos correr no Kartódromo Internacional de Guapimirim, Kartódromo de Volta Redonda, Kartódromo F-Kart Guaratinguetá e nas pistas indoor Top Kart Nova América e Rio Shopping Kart Indoor.

Qual o valor de cada corrida?

Cada kartódromo possui sua própria tabela de valores​. O custo varia de acordo com os kartódromos utilizados e deverá ser observado no período do evento.

Preciso ter capacete, luvas e macacão?

Não necessariamente. Todos os kartódromos que utilizamos fornecem o equipamento completo de segurança para a prática do kartismo, mas encorajamos os pilotos a possuírem equipamento próprio por questões de higiene, segurança e também para criar uma identidade própria dentro do grupo.

Uma criança pode participar do campeonato?

A idade mínima para a participação do campeonato é de 14 anos e com estatura mínima de 1,55m, além da autorização por escrito de um adulto responsável. Veja nosso regulamento para maiores detalhes.

Quero ser um patrocinador/apoiador do grupo. Como faço?

Entre em contato com a organização para tratar do assunto com maiores detalhes.

 

Onde posso acompanhar os resultados do campeonato?

Os resultados são divulgados em nosso Facebook e em nosso blog.

Não achou a resposta que estava procurando? Escreve pra gente! Teremos o maior prazer em responder você!

© 2016 - 2019 Kart Racing Rio

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram